sábado, 17 de abril de 2010

Iscas de Mignon ao Molho Madeira



Dia 12 de Abril meu maridão completou mais um ano de vida, e apesar de ser em plena segundona, eu quis fazer uma jantinha bem especial pra ele, pra gente...Como ele gosta MUITO de carne, fui no Rainhas do Lar, minha salvação de sempre, e peguei essa receitinha MARA!

Eu tava com medo de errar porque não ando acertando das carnes, mas essa...ai, ai, ai, a Katita arrasou na receita porque ficou simplesmente PERFEITO! Isso porque eu nem consegui comprar Mignon, e fui de lindos pedaços de alcatra. De resto, segui a risca a receita, e...quer aprender? vamos a receita então:

Ingredientes: (receita para 4 pessoas)

* Aproximadamente 800g de filé mignon (ou outro bom corte, como eu disse usei alcatra e ficou ultra macio e saboroso, e é mais em conta tb);
* Sal e pimenta do reino a gosto;
* 1/2 cebola ralada;
* 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina;
* 1 colher rasa (sobremesa) de açúcar mascavo;
* Aproximadamente 6 colheres (sopa) de molho inglês;
* 1/2 xícara de vinho tinto seco de sua preferência;
* 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo;
* 1 xícara de caldo de carne (pode ser de tablete ou caseiro, usei tablete mesmo);
(A salsinha e cebolinha na foto, foi por minha conta, eu adoro o sabor e fica bonito!)


Modo de Preparo:

Corte a carne em tirinhas. Tempere com sal e pimenta do reino moídos na hora e deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Passada a meia horinha, passe as iscas em farinha de trigo e frite em óleo quente. (eu misturei azeite e óleo, e a quantidade não precisa ser muito grande não, que nem usamos pra fritar batata, por exemplo, manjou?). Reserve as iscas fritas.

Para o molho, use a panela queimadinha onde fritou as iscas (esse é um dos segredos para o molho) para dourar a cebola ralada ou bem picadinha na manteiga.

Quando dourar, abaixe o fogo, junte o açúcar mascavo (que, segundo a autora da receita, vai equilibrar a acidez do molho inglês e também vai escurecer o molho), o molho inglês, e misture bem.

Agora junte algo em torno o vinho tinto seco e deixe evaporar; dissolva a farinha de trigo no caldo de carne (lembrando de deicar o caldo mais frio, para a farinha não empelotar, blz?), e vá juntando aos poucos na panela; Agora é só acertar o sal, se preciso for, e encontrar o ponto acrescendo mais caldo de carne se ficar grosso. (e mais farinho se achar que ficou ralo)

Pra acompanhar, várias coisas combinam.

Como eu queria um jantarzinho romântico, comprei pão italiano fatiados, e também fiz uma graça assando pedaços de uns Rapi10 que tava na geladeira (cortei em triângulos, coloquei azeite e um pouquinho de alecrim e deixei no forno uns 10, 15 minutos). Comeríamos com vinho, que suuuper combina, mas como estávavamos meio gripadinhos, fomos de Coca-Cola mesmo!rs

Fora isso sugiro um arroz branquinho, uma batatinha assada...Hummm!

Só sei que marido ficou feliz e satisfeito...e tava bem bonitinho, né? E gostoso que só!


Um brinde ao Clau, meu parceiro eterno. Meu amor.

4 comentários:

  1. Caramba, deu até fome rsrsrs....tava com a cara boa mesmo rsrsrs

    bjao
    Raul

    ResponderExcluir
  2. Olá, fiz sua receita agora! Hm, ficou muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que legal Lauren, fiquei feliz! MUito obrigada! Beijos

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir