quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cupcake de Banana Caramelizada

Mesmo em dia de faxina eu arranjei um tempinho pra testar mais uma receita dos meus amados Cups! Receitinha da confeiteira Carole Crema, que eu falei há dois posts atrás.

Sem palavras...DIVINO!

Se você gosta de banana, FAÇA! O sabor que dá caramelizar as bananas antes de colocá-las na massa é muito especial. Pra cobertura (à pedidos do maridão) eu fiz o buttercream com ovomaltine, mas a receita original sugere um merengue suiço. Aliás, não tinhas as medidas certas pra fazer, e ficou mais mole que o costume, mas como é mais para os íntimos tá valendo!

Caso prefira essa cobertura, é bem facinho de fazer. Pra cada clara, use o dobro de colheres de sopa de açúcar. Bata as claras em neve com o açúcar até dar liga! O legal mesmo é se vc tiver um maçarico ou um forno com grill pra queimá-la.

Bom, vamos pra receita dos Cups?

Ingredientes
  • 3 bananas nanicas grandes e maduras
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 410 g de açúcar
  • 240 g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 3 ovos
  • 240mL de óleo de milho
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • forminha de papel e metal para fazer o cupcake
Modo de Fazer

Corte as bananas em redola.

Em uma frigideira coloque a manteiga, deixe derreter e adicione as bananas cortadas. Não precisa deixar muito tempo, pois você irá amassá-las.

Em uma pequena vasilha de vidro coloque a canela e as bananas caramelizadas. Amasse-as com um garfo.

Em uma outra vasilha de vidro coloque os ovos, o açúcar e a essência de baunilha, bata com uma batedeira. Deixe misturar. Adicione o óleo aos poucos, sem parar de bater. Deixe misturar mais um pouco e adicione a banana, bata e adicione a farinha. Deixe misturar tudo e adicione por último o fermento, bata mais um pouquinho e pronto.

Agora coloque a masssa dentro das forminhas de cupcake, deixe um espaço na forma para a massa crescer (mais ou menos um dedo). Leve ao forno pré-aquecido (200ºC) por 30 a 40 minutos.

Quando terminar tire do forno, espere esfriar e adicione a cobertura.


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dica da Semana


Gostou? Mais Ilustrações em - JuCos Studio

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nosso Casamento!

Maridão e eu completamos hoje 2 anos de casados...novamente! Explico, e que no civil casamos dia 07 de março de 2009, e no pseudo-religioso, que eu chamo de Casamento Teatral, "casamos" dia 29 de Agosto!

E é muito gostoso lembrar porque foi um dia tão lindo...tudo tão simples, caseiro, verdadeiro, sem frescuras, sem regras. Acho um saco esses casamentos de hoje em dia, onde tudo tem regra, tem que se vestir assim senão dá azar ou fica feio, tem que ser na igreja mesmo que nenhum dos dois envolvidos nunca tenham pisado na bendita. Ah, e tem que ter cabelo longo pra fazer penteado, vestido cheio de brilho, branco, e quase sempre é tomara que caia. Tem que ter dia da noiva, do noivo, tem que tocar a marcha nupcial, e todos padrinhos precisam estar vestidos iguaizinhos pra ornar!

Saco, saco, mil vezes saco! Um tédio.

Você já foi a um casamento? Então já foi em quase todos. E tudo que serve pra maioria nunca serviu pra mim. Nunca mesmo!

E lá fui eu mudar as regras...até cair 4 dias antes da cerimônia, quebrar a "pata" e ter que adiar a festa por 5 meses eu consegui fazer. Comprei sapato pela internet, fiz meu vestido com costureira de bairro, desenhado por minha irmã do jeito que eu queria bem estilo "Julieta" (e gastando bem pouco!), nós que fizemos nossos convites! O fotógrafo, o dj, o buffet, eram todos amigos. Não obriguei ninguém a vestir longo, nem escolhi cor de vestido de ninguém, e os padrinhos foram com a roupa que tinham. Ah, e fizemos questão de ter um casal gay como padrinhos! Maquiagem e cabelo foram feitos pela minha tia e prima, e ficaram lindos! Igreja? Nem pensar! Queria um quintal de alguém com jardim, talvez um sítio, mas como um eu não tinha e outro era caro, casamos em um salão simples. Padre? Nem Fuuuu, quem celebrou o dia mais feliz da minha vida foi meu melhor amigo...gay! E foi tão especial, porque só quem me conhece há mais de 10 anos sabe tudo que eu vivi, e sabe me emocionar, e tocar o meu coração, do meu amor e de todos os convidados.

E na hora de organizar os padrinhos na entrada, lá foi a "produtora" aqui resolver tudo. Eu mesma segurei a cauda do meu vestido, e decidi a hora que ia começar. Faltou um padrinho? Amigos não faltam e tudo se resolveu lindamente!

Não teve comidas exuberantes, nem bebidas especiais, nem adornos pra dançar, nem banda, e nem nada chique. Teve coxinha e croquete, cerveja e refri, dança com amigos, amor, felicidade, união e muito bom humor!

E se você perguntar pra qualquer amigo ou familiar que esteve naquele dia, ele vai te dizer: não faltou nada, estava tudo lindo! Sabe por quê? Porque quando tem amor e verdade tem TUDO. E o resto é RESTO!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Mundo dos Cupcakes

Ontem eu juro que não fui capaz de aparecer aqui. Além da faxina da quarta, eu fiquei novamente gripada e estava só o pó. Na verdade ainda estou, então hoje vou curta, mas nada grossa!rs
Como o tema atual por aqui são os Cupcakes, venho dar uma ótima dica sobre como aprender mais sobre eles. A chef e confeiteira Carole Crema (dona da Doceria aqui em SP La Vie em Douce e apresentadora do programa Cozinha Caseira pela Fox Life) lançou um livro delicioso chamado "O Mundo dos Cupcakes” (R$65). Além das receitas de diferentes massas e coberturas, tem todas as dicas que você pode imaginar, se pode congelar, quanto tempo dura, ensina 50 tipos de massas, coberturas e decorações variadas....e ainda por cima é lindo de viver!

Eu ainda não adquiri o meu, mas já dei uma boaaaaa lida nele nas livrarias da vida!rs

Aliás, Outubro tá chegando, e com ele meu aniversário também chega...então fica a dica! ;-)

Beijos doces!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cupcake de Chocolate com Buttercream de Ovomaltine

Tirei as fotos com o celular, então estão meio toscas, mas os cups ficaram lindos!


Esse fim de semana eu descobri a receita mais perfeita do mundo de Cupcake! Uma amiga da Confraria já tinha nos levado esses cups, e ficamos apaixonadas! É divino!

Aproveitei que fui na casa do meu amigo amado Wagner para um "Evento Gastronômico", e fiz a bendita receita! Sem palavras...

FAÇAM! Vocês não vão se arrepender!

Cupcake de Chocolate com Buttercream de Ovomaltine
± 24 cupcakes

Ingredientes:

Cupcake:
1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras açucar
3/4 xícaras de chocolate em pó
2 colheres (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 xícara de buttermilk *
1/2 xícara de óleo vegetal
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara de café quente (acabado de coar)

*Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Buttercream:
1 e 1/2 xícaras de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara de chocolate em pó
3/4 colheres (chá) de sal
4 xícaras de açucar de confeiteiro
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1/4 xícara de leite
1 xícara de creme de leite fresco
2/3 xícara de Ovomaltine

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Numa tigela, peneire os ingredientes secos. Em outra tigela, misture o buttermilk, óleo, ovos e baunilha e bata em velocidade baixa até tudo ficar bem misturado. Acrescente os ingredientes secos e bata até misturar tudo. Ainda em velocidade baixa, acrescente o café e bata somente até misturar. Despeja a massa nas forminhas e leve para assar por 20 min ou até que o teste do palito saia limpo. Deixe os cupcakes esfriarem nas formas e depois transfira para uma grelha e deixe esfriar completamente.

Buttercream:
Bata a manteiga, o chocolate em pó e o sal. Até ficar bem misturado. Adicione o açucar em pó e bata em velocidade baixa, e junte o leite e a baunilha. Quando o açucar incorporar, aumente a velocidade e bata até ficar bem misturado. Misture o creme de leite e o ovomaltine separadamente. Em velocidade média adicione a misture do creme de leite, e bata até que a misture fique na consistência que você deseja. (Talvez não precise usar todo o creme de leite). Com a ajuda de um saco de confeitar, cubra os cupcakes.


P.S -Quando colocamos o café, a massa fica bem mais líquida que o normal mesmo, e parece que não vai dar certo, mas acredite, dá certo e é a massa mais molhadinha e saborosa que eu já provei!


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cama de Rainha! (e de Rei!)

Com esse friozinho que anda fazendo nada melhor do que ficar enroladinho embaixo do edredon, correto???rs E se a cama tiver arrumadinha, com um enxoval lindão, tudo fica ainda melhor.

Eu sou suspeita, amo coisas belas, e confortáveis...e uma cama bem arrumada é outra coisa!

Então separei alguns modelos que encontrei para mostrar! Além de lindos, são super acessíveis, já que peguei as imagens do site da Zelo e da Doural.

Ou seja, tá tudo pra vender, e não tem nada muito caro não. Quer dar um UP no seu quarto? Invista em um novo jogo de cama, você não vai se arrepender! Tem para todos os gostos e bolsos!

Clássicos: chiques, lindos e delicados.

Florais e Românticos!!


Xadrezes e listrados.


Natureza Chique!(acabei de inventar esse nome...rs)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dica da Semana!











Clique na Imagem pra ampliar


Essa dica é boa pra quem tem um Gatão e um Gatinho, e garantir que um deixe o outro comer..



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A decoração e os animais!

Hoje vou falar sobre decoração, mas voltada para casa com animais. Só quem têm esses deliciosos em casa que sabe como é gostoso tê-los bem pertinho da gente, mas que também eles além de causar muito pela casa, a decoração pode ficar comprometida com tantas camas, brinquedos e outras coisas espalhadas!

Ainda vou fazer um post sobre materiais mais adequados para sofá, cortina, tapete, porque ainda tô descobrindo os melhores materiais pra evitar tantos danos...rs! Aceito sugestões!

Mas hoje vou mostrar alguns móveis que integram perfeitamente o ambiente, e o melhor são de uso duplo: tanto para os animais, quanto para os humanos. Ficou curioso? Então veja:

Eu me apaixonei por essas camas que parecem móveis normais. O mais legal é que além dos bichanos dormirem confortavelmente, os móveis têm um lindo design, e ainda são úteis para nós humanos!


Nós, donos de gatinhos saltitantes e espuletas, sabemos o quanto eles gostam de subir em tudo que não deve, prateleiras, mesa da sala, do escritório...Então nada como ter lugares que eles possam fazer isso, quem sabe assim eles aprontam menos. Será?rs


Essa é uma casa adaptada para gatos, no Japão! Não é demais?


E o que é esse "banheiro-móvel-mesinha-cômoda" ou sei lá como chama??? Imaginou que luxo? Tirando o cheirinho que ficará se você demorar a limpar, é TUDO pra quem sofre com falta de espaço. Um arraso!

Aqui também vemos dois tipos de banheirinhos. Para gatos, no mesmo estilo do de cima, mas esse ideal para o banheiro. Luxo, luxo! E para cães, um gramadinho artificial com compartimento embaixo, para cachorrinhos que gostam de fazer suas necessidades na grama, mas falta espaço! Adorei!


Nem as camas para os animais são mais as mesmas, acima temos vários exemplos de camas que mais parecem uma peça de design de tão lindas que são. Até degraus para o bichinho subir em sua cama, eles fazem. E a cama/criado-mudo então? Precisa falar que eu me apaixonei? Demais de linda!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Paletes de Madeiras: Como usar!

Olá pessoas...

Cá estou eu, após um dia cansativo de faxina, pra dar mais uma dica de decoração.

Há algum tempo venho reparando como a decoração vem utilizando coisas que antes achávamos ser lixo. Reciclar e inovar é regra na arte de decorar, e os paletes andam fazendo muito sucesso!

Pra quem não sabe os paletes são estruturas de madeira usadas no transporte de mercadorias m armazéns, transporte de jornais e revistas, entre outros.Podem (e devem) ser reaproveitados na decoração, tanto na forma original, mas principalmente usando muito criativuidade e dando uma nova forma e função!

Pesquisando no Google Images achei muitas novas utilidades para os paletes, mas peguei apenas algumas pra dar asas à sua imaginação, lembrando que mesmo sem querer pintar e envernizar devemos sempre lixá-lo, evitando assim pequenos acidentes com farpas.


Em sua forma original (aqui não está pintado, nem envernizado, apenas lixado) ele é usado como um charmoso porta temperos.


Também na cozinha, mas agora envernizado, ele é usado para fixar panelas e utensílios culinários. Um charme!


Aqui, apenas pintado de branco, ele serve como suporte para
vasinhos. Fofo, né?


Com um pouco mais de habilidade, transformaram os paletes em sofás. E p
ensar que isso podia estar no lixo...


Aqui, quatro paletes viram um biombo!!! Adorei essa função porque eu adoro biombos, mas são sempre tão caros. E ainda dá pra pendurar fotos, quadros...Solte a imaginação!


E esse sofá então? Eu me apaixonei. Além dos paletes usados pra fazer a estrutura, (e onde foram colocados rodinhas para facilitar a mobilidade), eles utilizam uma porta antiga pra fazer o encosto! Demais!!!


Peguei dois exemplos para mesa de centro, que eu achei lindos e úteis, pois
eles usam pra guardar revistas e livros, cada um de uma maneira diferente!


Nessa função o palete vira uma descolada bancada para est
udos. Coisa de macho!


Aqui eles fazem uma espécie de bancão, ou um puff, não sei como chamar
. Mas gostei tanto do design que não podia deixar de fora. O estofado, com os elástcos coloridos deram um ar de modernidade pra peça. Um arraso!


No quesito cama, separei três modelos:

Uma cama suspensa! Eu fiquei fascinada, encantada...um sonho!


E essa cama infantil? Não é linda? E você pode pintar da cor que quiser, pra dar um acabamento mais moderno. Mas rústico assim ficou um charme. Aprenda como fazer essa linda cama aqui.



E pra encerrar uma cama de casal feita inteiramente de paletes. Tanto na base, quanto na cabeceira. Luxo é isso aí!


Vai me dizer que você não ficou morrendo de vontade de sair correndo atrás de uns paletes pra dar um novo e lindo uso à eles? Eu fiquei, só me falta espaço...mas eu acho! Acreditem!


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cupcakes


Quem me conhece sabe o quanto eu sou fã dos Cupcakes. Bolinhos individuais, lindos, práticos...e se forem deliciosos então! Nhami...

Já fiz de cenoura, chocolate, limão, banana, doce e salgado! As opções são infinitas, tanto de decoração, como de sabores. E são muito fáceis de fazer, eu garanto!

Aos poucos vou postando receitas testadas e aprovadas, e por enquanto você pode aproveitar pra ir comprando os itens necessários. Formas de metal e as forminhas de papel! Eu sempre compro no Barra Doce, que tem preços acessíveis e entrega no seu lar doce lar! ;-)

Mas pra começar vou colocar uma receita básica de cupcake que dá variar bastante, mudando algumas coisas. Como colocando chocolate na massa, ou mesmo gotas de chocolate dentro, além de recheios e coberturas diversas.

Você vai precisar de:

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 3/4 de colher de chá de sal
- 200 gramas de manteiga sem sal cortada em cubinhos e em temperatura ambiente
- 4 ovos
- 1 xícara de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha.

Preparo:

*Pré aqueça o forno em 180 graus e antes de começar já coleque as forminhas de papel dentro da forma de metal.
*Misture os ingredientes secos, farinha, açúcar, fermento e sal, e depois que estiver tudo bem misturado, adicione a manteiga e bata na batedeira até que vire uma massa. Reserve.
*Em uma outra tigela maior bata os ovos, o leite e a essência de baunilha. Depois pegue a mistura que estava reservada e vá adicionando aos poucos nessa, até ficar bem homogênea.
*Coloque a massa nas forminhas com 2/3 de massa, para que ela cresça um pouco mais de 1/3. (senão transborada tudo!)
*Tire os cupcakes do forno assim eles estiverem corados e o teste do palito sair limpo, deixe-os esfriar fora da forma, e depois decore à gosto!

Eu adoro usar o bom e velho ganache na cobertura, já que é fácil de fazer e fica mais durinho, sendo mais fácil pra transportar!

Espero que testem a receita e gostem!

E lembrem-se: Ousem sempre!!!

Beijos

Fontes: #comofas?! , Blog Barra Doce

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Varandas Pequenas

E não é que eu apareci mesmo? Nem eu tô acreditando, afinal estou numa segunda "braba", com TPM, poucas horas de sono...Mas escrever sobre as coisas que amo fazer vai me dar um ânimo novo, e isso me deixa muito feliz! Já que no momento não posso largar tudo e virar decoradora de vez, vou brincando de ser aqui! ;-)

Hoje vou falar de algo que tem rondado meus pensamentos: O que fazer com a varandinha do meu apê? No começo coloquei uma rede e depois dois vasinhos pendurados, e estava lindo. Mas agora eu me enchi, cansei e só isso não me basta mais!rs

Atualmente as varandas têm sido um item muito explorado nos novos apartamentos, pelo menos aqui em São Paulo. Varandas gourmets têm feito muito sucesso, e elas acabam sendo a extensão da área social do apê. Mas o que fazer quando não temos o luxo de ter uma BIG varanda com churrasqueira, pia, mesas, cadeira, árvores frutíferas etc e tal?

Usar a criatividade sempre! Ando buscando na net e em revistas de decoração, e separei algumas ideias pra usarmos e claro, adaptarmos ao nosso gosto e bolso!


Eu achei um luxo esse antes e depois, mas como meu apê é alugado está fora de cogitação!


Adorei o detalhe fofo do aparador com os lampiões de vela. Charmoso que só!


Tô amando a ideia de colocar mini decks na minha varanda, mas sem as pedrinhas, afinal tenho gatos. Isso ia virar brinquedo pela casa toda...Ai, ai. E o lindo detalhe na parede, deixando o visual mais quente e rústico, ainda com o balanço pendurado? Morri.


Essa varanda é simples, fácil de copiar e o resultado é uma graça, mas eu ainda quero algo mais!


Linda, linda, linda! Para o meu gosto beira à perfeição! Adorei o chão de mini decks, a mesinha com cadeiras, as plantas dentro dos baldes de alumínio...Mas a cereja do bolo são essas palhas dando privacidade e charme! Eu quero, eu quero!


E pra fechar com chave de ouro essa varanda que é praticamente igual a minha, e por isso a que está mais ao meu alcance. As ideias são fáceis de copiar e relativamente baratas. Um puff revestido de aquablock imitando chita, mini-decks no chão (lembrando que no meu vai sem pedrinhas...gatos!rs) e os vasinhos de tempero na parede, úteis e lindos! Jujú quer e quer!


E vai conseguir, me aguardem!

Espero que tenham gostado das ideias...amanhã eu volto com mais! ;-)

Beijos e abraços!

Imagens tiradas do Google Images

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Eu voltei...e agora é pra ficar!!!

Hoje me deu um estalo: Nossa, o que será que deu-se com o blog dos Amélios???rs

Quando entrei pra olhar, faz um pouco mais de 1 ano que eu escrevi pela última vez...eu juro que não sei o que acontece comigo. De onde vem essa falta de vontade/assunto/disposição pra atualizar esse blog, que foi feito com tanto carinho?

Porque meu lado Amélia continua ativo, claro...aliás, eu ando muito empolgada com minha nova aquisição: uma máquina de costura portátil!rs E mais ainda, estou pensando seriamente em virar Design de Interiores, só me falta grana pra investir no momento, mas me aguardem!

Então todo esse lero-lero (será que ainda escreve assim?) é pra dizer que pretendo estar aqui todos os dias úteis da semana pra postar coisas de culinária, decoração, animais, etc e tal! Tb vou pedir para o maridão repaginar nosso layout, já que temos mais dois filhotes (Mia Pitanga, que já apresentei ano passado, e o caçula Michael Jordan, meu ursão de quase 11 meses e 1 m de comprimento!), e ele tá desenhando cada dia mais!rs Meu orgulho!

Espero que possa ajudar com dicas preciosas, e fazer com que isso dê certo, afinal eu preciso colocar em prática as coisas que amo fazer!

Beijos